blusa de trico (cardigâ )

Cardigã rústico



Materiais:
3 meadas (aprox. 600g) de fio de algodão rústico 8/8 estampado em azul/creme (argentino)
Agulhas de tricô retas e circular de 4,5 e 5mm.
2 agulhas auxiliares (ganchos)
6 botões – agulha e linha de costura

Tamanho: 40
Medidas: busto: 44cm / cintura: 42cm
Altura do corpo: 38cm – total 52cm (ombro/barra)
Mangas: 50 cm (punho à axilas)

Amostra: 9 p x 13 carr em meia = 5cm

Pontos: barra 2x2 – punhos e barra
6m, 1 t – volta acompanhando os pontos.

Modo de fazer:
Montar 152 pontos na agulha 4,5mm e trabalhar em barra 2x2 por 5 cm (12 carr). Mudar para agulhas de 5mm e continuar a peça tricotando como a receita do ponto e colocando um marcador nas duas laterais do cardigã.
A 35cm do começo, começar a formar o decote em V: do lado direito do trabalho, fazer 1 diminuição no começo e no final da carreira. Tricotar 3 carr na receita do ponto e 1 carr de diminuição (no começo da carreira trabalhar 1ms e no final 2mj. = 4 p diminuídos.

Costas:
Próx. carr. cavas: (dir) trabalhar o ponto até o marcador, tirar marcador, colocar os pontos da parte da frente direita numa agulha auxiliar (gancho), diminuir 3 p; tricotar até o próximo marcador, tirar marcador, colocar os pontos da frente esquerda numa agulha auxiliar, diminuir 3 pontos na carr de volta (avesso) no começo da carreira; tricotar até o final.
Próx. carr.: diminuir 2p (2 vezes e 1 p (2 vezes) = 61 pontos (costas)

Continuar trabalhando esses 61 pontos por 26 carr (aprox. 12,5cm)

Divisão ombros/decote costas: tricotar 19p + 23p + 19 p = 61 p (colocar marcador para facilitar).
Próx. carr. Seguir a receita do ponto até o 1º marc, voltar, fazer 9p, voltar, fazer 10p, voltar até marcador. Cortar o fio, tirar o marc e colocar os pontos do ombro e do decote na ag. auxiliar = 42p.
Emendar o fio no avesso aonde estava o 2º marc e: 9p, voltar, 10p, voltar, cortar o fio; colocar os pontos numa ag auxiliar = 19 p ombros.

Frente esquerda cavas/decote
(Dir) Emendar o fio e diminuir 3 p (cava); seguir até os últimos 2p e fazer 2mj.
(Av) acompanhando os pontos até final
(Dir) diminuir 2 p (2 vezes)
(Dir) dim 1 p. (2 vezes)
e ao mesmo tempo, a cada 4 carr diminuir 1 ponto na lateral do decote até ficar com 19 pontos = 26 carreiras trabalhadas.
Car 27 (ombro) tricotar até final
Car 28: 9p, virar, 10 p, virar e tricotar até final.
Cortar o fio e colocar numa ag. auxiliar.

Frente direita:
Retomar os pontos à espera, emendar o fio e tricotar até final da carreira. Voltar e (avesso) diminuir 3p, seguir até final carreira.
(Dir) 2mj pegos por trás, a cada 4 carreiras para formar o decote. E seguir diminuição da cava como a frente esquerda.

Após terminar a cava trabalhar 26 carr (continuando as diminuições do decote) e trabalhar os ombros: fazer 9 m, voltar, fazer 10p, voltar e tricotar até o final.

Emendando os ombros (frentes e costas)Pegar os pontos do ombro da parte das costas que estavam à espera , colocar na agulha de tricô e juntá-los em grafting (costura invisível) com os pontos do ombro da parte da frente.
Fazer a mesma coisa com o outro ombro.

Mangas:Montar 36 pontos usando agulha circular 4,5mm de 40cm de fio e trabalhar com duas agulhas, fazendo 12 carr em barra 2x2.
Mudar para a de 5mm, colocar marcador para marcar o início da carr. e tricotar por 30car = 11cm em ponto meia.
Continuar tricotando, aumentando a cada 10 carr, 1 p de cada lado por 7 vezes = 50 pontos.
Seguir reto até a altura da cava (carr 120 – aprox. 50cm do começo) e diminuir para a cava: 3 p (1 vez), 2p (1 vez), 1 p (11 vezes), 2p (1 vez) e 3p (1 vez) = 9 pontos. Arrematar.

Fazer a outra manga igual.

Borda lateral:
Prender o fio na borda da barra lateral direita e levantar pontos na parte da frente, decote, incorporar os pontos à espera do decote das costas (23p), decote da lateral esquerda e parte desta frente = 240 p total.
Trabalhar em barra 2x2 por 4 cm (9 carr) e arrematar em tricô, sendo que na 4ª carr, na borda direita, fazer 6 casas para botão, a cada 5 cm, arrematando 2 p, e na próxima carr montando (repondo) 2 p sobre estes q foram arrematados.

Acabamento:Costurar as mangas aos ombros.
Pregar os botões.

0 comentários: