Suéter Berinjela

Materiais:3 novelos do fio Alpina, Center Lã, cor 5287, lote 2505578 e aprox. 600 mts do fio Tricrochê 3/15 HB da Center Lã.
Agulhas de tricô circular de 4,5mm e 5mm com 40 e 60 de fio (2 de 40cm ou de 2 pontas para as mangas).
Ganchos (agulhas auxiliares)
Marcadores e contador de carreiras


Notas:
Usei os 2 fios juntos: do cone e do novelo
Frentes e costas são feitas juntas até a altura das cavas.
Técnica de carreiras interrompidas nas mangas


Medidas: busto- 40 cm (fechado)
cintura - 36cm
altura do corpo 39cm – total 56cm (ombro/barra)
mangas – 50cm (medido da cava)


Pontos: jérsei (meia no direito e tricô no avesso)
barra 2x2 (2meias, 2tricôs) – divisível por 4
2mj = 2 pontos meias trabalhados juntos
ms = mate simples


Amostra: 17 pontos x 22 carr = 10x10cm


Modo de fazer:
Montar 136 pontos na agulha 4,5mm e trabalhar em barra 2x2 por 5cm. Colocar 2 marcadores para marcar as laterais do suéter de cores diferentes (1 marcará o início das carreiras) – 68 pontos, marcador, 68 p, marcador.


Após os 5cm em barra, mudar para agulha 5mm e tricotar em ponto jérsei.


A 17cm do começo, diminuir para acinturar o suéter, começando no marcador do início das carreiras: passar marcador, 1m, 2mj, meia até os últimos 3 pontos antes do próximo marcador lateral, 1ms, 1m, passar o marcador, 1m, 2mj, meia até 3 pontos antes do 1º marcador, ms, 1m = 4 p diminuídos = 132 pontos


Trabalhar 6 carreiras e fazer as diminuições por mais 2 vezes, intercalando com 6 carreiras de ponto jérsei = 12 p diminuídos = 124 pontos.


Acabando as diminuições, fazer as 6 carreiras em ponto jérsei e começar aumentar para continuar a formação da cintura: aumentar 1 ponto antes e 1 ponto depois do marcador por 3 vezes= volta a ter os 136 pontos iniciais do suéter.


Trabalhar por 10 carreiras após o último aumento


Frente direita- cavas e decote:Próxima carreira, começando pelo marcador inicial:
A 39 cm desde o início do trabalho, começar a formar as cavas e decote: *arrematar 3p, 18m, arrematar 24p, tricotar os 21 pontos restantes até o próximo marcador, retirar marcador e colocar os 68 pontos das costas e os 19p da outra frente num gancho e deixar à espera (separar os p das costas e frente com 1 marcador):
1ª carr (avesso): arrematar 3p, tricô até final da carreira
2ª carr e pares (direito): meia
3ª carr (av): arrematar 2p, tricô até o final da carreira
5ª carr (av): arrematar 2 pontos, tricô até final da carreira
7ª carr: arrematar 1p = 14 pontos (ombro)
Cortar o fio, deixando com aprox. 30cm e colocar esses pontos num gancho. (19cm de cava).


Frente esquerda: cavas
Retomar os pontos da frente à espera, emendar o fio do lado do decote no avesso e ir até o final da carreira e continuar as diminuições para a cava (lembrando que já foi feita a 1ª de 3p):
2ª carr e pares (av): tricô 3º carr (dir): arrematar 2 pontos, meia até final da carreira
5ª carr : arrematar 2p, meia até final da carreira
7ª carr : arrematar 1p = 14 pontos.
Trabalhar em ponto jérsei até a altura da outra cava.
Cortar fio, deixando com aprox. 30cm e colocar esses pontos num gancho.


Costas:
Retomar os pontos das costas à espera, emendar o fio e começando pelo lado direito, carreira em meia, trabalhar as cavas:
1ª carr (dir): arrematar 3p, meia até final da carreira.
2ª carr (av): arrematar 3p, tricô até final da carreira.
3ª carr: arrematar 2p, meia até final.
4ª carr: arrematar 2p, tricô até final.
5ª carr: arrematar 2p, meia até final.
6ª carr: arrematar 2p, tricô até final.
7ª carr: arrematar 1p, meia até final.
8ª carr: arrematar 1p, tricô até final.


Seguir reto com os 52 pontos até a altura da cava da frente (19cm), e formar o decote/ombros:
14m (ombro), arrematar 24 pontos, 14m (ombro). Deixar esses pontos dos ombros à espera.


Mangas
Nota: Mangas feitas com carreiras interrompidas, levantando os pontos nas cavas. Se preferir, pode-se fazê-las retas, partindo das cavas e seguir as diminuições em direção ao punho. Ou ainda, fazê-las começando pelos punhos, ao invés de diminuições, fazer aumentos e seguir as diminuições das cavas da blusa para formar as cavas das mangas, até dar os 19cm para encaixe.
Antes de começar as mangas, unir os ombros com costura invisível (grafting) com a sobra do fio reservada.


Levantar 50 pontos na cava, com agulha circular e fazer uma carreira em meia, colocando marcadores para dividi-los (colocar marcadores de duas cores diferentes para separar os 12 dos 16p): 5p, marcador, 12p, marcador, 16p, marcador, 12p, marcador, 5p. Os 5 pontos do começo e do fim, não entram, no momento, para fazer as mangas com carreiras interrompidas.
Próxima carr.: trabalhar em meia até chegar no 3º marcador e fazer a carreira interrompida, (tirar o marcador/repor o marcador), tirar 1 p s/fazer (dos 12 p), envolver o ponto, virar o trabalho; no avesso fazer tricô até o outro marcador (dos 12p) e fazer da mesma maneira. Sempre na volta tricotando o ponto sem fazer com fio passado/envolvido, juntos, para não formar buracos. Continuar assim até ter incorporado todos os 12 pontos de cada lado entre os marcadores nas carreiras interrompidas.


Próx. carreira: tricotar todos os pontos da cava, fazendo 2pj no começo e fim das carreiras interrompidas junto com os 1ºs dos 5p de cada lado (os sem trabalhar) e retirando os marcadores = 48 pontos


Agora colocar o marcador (parte central debaixo das axilas) para marcar o início das carreiras da manga e o meio dela, que será trabalhada circularmente. (Trabalhar com duas agulhas circulares ou as de duas pontas, conforme a necessidade).


Seguir tricotando por 36 carr (aprox. 15cm) e fazer, a cada 12 careiras e a 3 pontos da borda: 1ms, passar o marcador, 1m, 2mj. (4 vezes) = 40 pontos.
Continuar reto até ter 43cm ou comprimento desejado e mudar para agulhas de 4,5mm e fazer 7cm em barra 2x2. (experimentar a manga para ver comprimento antes do arremate). Arrematar.
Fazer a outra manga igual.


Gola
Com agulha circular de 5mm emendar o fio na lateral direita e levantar : 42pontos + 24 pontos (decote atrás) + 42 pontos (frente esquerda) = 108 pontos no total.
Tricotar em barra 2x2 por 33 carreiras ou até dar a largura da abertura da frente (aprox. 16cm) . Arrematar seguindo os pontos. Cortar o fio, deixando com aprox. 40cm e passá-lo pelo último ponto.
Sobrepor a gola direita sobre a esquerda e costurar com pequenos pontos sobre a abertura.


AcabamentoEsconder os fios dos arremates pelo lado do avesso.

0 comentários: